domingo, 29 de junho de 2008

Hino Nacional Brasileiro

Cada pais tem o seu próprio canto forte, o seu hino nacional que é defendido a todo custo.

Dentre os hinos nacionais mais belos que já ouvimos, destaca-se o Hino Nacional Brasileiro.
Será este um tipo de pensamento bairrista?
Nosso hino tem história, patriotismo, rimas perfeitas, garra, idealismo e além de tudo, nos arrepia quando o ouvimos. Seja aqui em nossa terra e mais ainda, fora dos limites de nossas fronteiras, sempre em momentos importantes.
Um hino forte, garboso, incentivador cheio de glória. Canta as cores da nossa bandeira, o nosso céu, nossas matas, nossos tesouros, o povo brasileiro e seus ideais.
Sua letra perfeita, seu compasso forte, do tipo marcante e podemos até dizer marchante, uma vez que dá o compasso de marcha dos seus soldados em desfile.
Letra e melodia próprias de uma banda militar. Impõe respeito. Marca o momento
Mas, (sempre tem um "mas"), para nosso desapontamento, em certas ocasiões, costuma-se dilacerar o seu estilo com melodias estranhas e diferentes, cantado por um único intérprete, alterando seu ritmo e melodia. Cala os demais presentes, impedindo-os de participar da homenagem ao pais querido. Chega às vezes, a nos fazer duvidar da seriedade do seu conteúdo.
Por que foram adotar esse tipo de apresentação do nosso tão belo hino?
O momento da sua execução é sempre muito importante. Nos coloca sempre em alerta.
Será que é para mostrar belas vozes? Outra melodia? As qualidades do intérprete?
Não façam isto com o nosso hino! Com o passar dos tempos não saberemos mais como cantá-lo.
Nossas crianças não mais sentirão a emoção de cantar o "hino Nacional" como antigamente.
A cada momento se executa de um modo!
A interpretação de um hino nacional deveria ser mantida intacta, sem exibicionismos, mas com valoroso garbo e nacionalismo para o qual fora composto. Talvez até, num idioma que não sofresse alterações de sentido com o passar dos tempos. Da mesma forma como se guarda um tesouro, num rico e belo estojo que não permite seu desapreço.
Como poderemos chamar a atenção dos responsáveis por esses acontecimentos?
Como poderemos manter nossos sentimentos de respeito ao nosso hino nacional?
Antes que seja tarde, tomemos as medidas necessárias para conservar nosso espírito patriótico.
Nosso hino nacional é nosso canto de guerra em tempos de paz.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Hino Nacional Brasileiro nasceu quase que na mesma época que o Hino Nacional Francês, na época da propagação das idéias liberais e antiabsolutistas..Idéias de protesto contra o Absolutismo real em quase toda a Europa,mas principalomente contra o Absolutismo francês e português.Daí o rítmo marcial.Há quem critique que um Hino Oficial não deveria ser militar.Mas o Hino Nacional Brasileiro tem algo diferente.Sua letra é classica,de um literato Brasileiro,Joaquim Osório Duque Estrada e sua música é de Francisco Manuelda Silva,
músico de renome.E este hino foi fruto de um concurso.A poesia obrigou o autor a colocar as palavras nas frases quase todas em ordem inveretida.Vejam: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ de um povo heróico brado retumbante/...ou seja :As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado heróico e retumbante de um povo... enquanto que a Marsseillaise ou o Hino Nacional Francês surgiu de uma movimentação de tropas populares que se dirigiam de Marseille para Paris no sentido de intensificar o movimento revolucionário antiabsolutista. O Hino Nacional Brasileiro ficou tão bem feito que por dezenas de anos ninguém tomou coragem para falar alguma coisa contra.Ultimamente é que estão aparecendo algumas pessoas afirmando que é um hino que foge às idéias populares e não expressa o sentimento do povo quanto ao rítmo.Mas venhamos ao caso.Como está sendo cantado ultimamente é exibição de voz de cantores que querem se mostrar entendidos no assunto. Poucos são os países que têm em seu hino letras tão bacanas e dignas de um povo.Em jogos de futebol internaciuonais tenho visto letras fraquinhas e tão repetidas semelhantes a certas letras de músicas neste interior do Brasil,que só têm... tum...tum... tum.Se querem mudar a música que seja de um modo digno com a participação de todos e não por elementos isolados.jrzend.