sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pensando na Vida

Às vezes fico pensando...
Estamos às vésperas do dia das mães.
Por que celebramos no segundo domingo de maio o dia das mães?
Mãe só é mãe nesse dia?
Que ingratidão! Qual a mãe que ficaria satisfeita sendo lembrada apenas uma vez por ano?
Vem-me à memória, um programa do saudoso Talvane Coutinho na rádio Continental, "Troca troca do Talvane".
Era também véspera do dia das mães e eu liguei para a rádio e propuz uma troca:
Essa troca era exatamente o que uma mãe poderia trocar para acalentar, consolar, alegrar, curar, matar a fome ou a sede de um filho.
Fiquei orgulhoso em poder participar daquele programa de rádio, e podendo despertar, talvez, em alguma pessoa, o valor de "MÃE".
Passados muitos anos, hoje bate em mim, novamente, esse pensamento
Quizera estar eu aos pés da minha mãe, mais do que comemorar seu dia, agradecer-lhe a vida, a educação, os bons princípios, a formação e pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas.
Infelizmente, não o posso fazer pessoalmente.
Ela partiu no tempo certo. Foi para junto de Deus e do marido, que a esperavam.
Aos cento e um anos de idade, aquela senhora idosa, de espírito jovem, sabia mais do que ninguém se portar com dignidade diante de qualquer circunstância.
Hoje nos resta, a mim e aos meus sete irmãos, já que dois se foram antecipadamente, lembrarmo-nos dela com saudade.
Fica com Deus, Dona Sinhá.
Interceda mais uma vez a Ele por nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

A mãe, para educar, não precisa escrever longos textos ou fazer discursos bonitos ou gritar e gritar,mas basta dar seu exemplo.Diz um provérbio latino: verba movent exempla traunt,ou seja as palavras movem mas os exemplos arrastam.A sociedade está hoje com carradas de maus elementos porque não encontraram em seus gfenitores o exemplo vivido no tempo de filhos-crianças.O que mais educa em sala de aula não é a inteligência do bvrilhante professor e sim seu exemplo.Quanto alunos se lembram do professor-modelo de pessoa e de cidadão,e se esquecem do grande e inteligente professor que instigava os alunos com seus maus exemplos.Quem puder entenda.

Anônimo disse...

Gostei muito da homenagem que vc fez para sua mãe e em geral para todas as mães.É isso ai, mãe tem que ser lembrada todos os dias.